top of page
Buscar
  • fctmkt1

Como a repentina mudança do tempo afeta nossa saúde

Hoje trouxemos uma cena é constante em muitos estados do nosso país: saímos de casa pela manhã para o trabalho, com roupas leves, e no fim do dia voltamos passando frio. Vish!

Essas mudanças de temperatura podem ocorrer a qualquer momento do dia, mas são mais comuns na estação do outono e inverno.

Nosso corpo sente mais do que a sensação de frio quando não está bem agasalhado. Essa condição pode desencadear alergias, resfriados e baixar a imunidade. Crianças e idosos, mais sensíveis, sentem ainda mais os efeitos dessas alterações climáticas. Será que é possível se prevenir? Nós da FCT, trouxemos algumas dicas, que vão te ajudar a aumentar sua imunidade.


1 - BEBA MUITA ÁGUA!

Em dias frios temos a tendência de nos hidratar com menor intensidade. Isso é um grande erro, especialmente se o clima estiver seco. Por isso, é sempre bom levar uma garrafinha de água na bolsa.


2 - Mantenha sua alimentação balanceada!

No inverno precisamos de mais energia para manter as funções vitais do organismo. Então, é necessário fazer ajustes no nosso cardápio. Alimentos que aceleram o metabolismo e opções mais calóricas são as melhores escolhas. Apenas tome cuidado para não abusar de alimentos gordurosos ein?!


3 - Deixe os ambientes da casa com ventilação

Naquele dias bem friozinhos, temos tendência a deixar a casa com os vidros fechados para esquentas. Porém, manter a casa fechada impede a circulação de ar, o que favorece a proliferação dos vírus, fungos e bactérias. Portanto, por mais que o vento frio seja incômodo, abra a casa algumas vezes ao dia para renovar o ar. Isso é muito importante!


4 - Evite o "choque térmico"

Os casos de choques térmicos, são mais frequentes do que as pessoas imaginam.

Isso porque, basta alguém sair de um ambiente quente para outro que esteja com temperaturas mais baixas, ou o contrário para acontecer. Definido por uma reação que o corpo tem quando precisa se adaptar de maneira brusca de temperatura. Essa adaptação promovida pelo corpo faz com que a pressão arterial caia ou suba muito rapidamente. No caso do aumento da pressão arterial pode causar picos hipertensivos e, em situações mais sérias, ser o gatilho para um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Por isso, Em dias frios, depois do banho, evite sair imediatamente para rua, por exemplo. Pode esperar alguns minutos até o corpo acostumar com a proteção térmica dos agasalhos. Cuide-se!


5 - Lave as roupas de inverno com frequência

Além de nos deixar sem opções no armário, quando a temperatura cai chega a hora de resgatar os casacos do armário. Porém, depois de muito tempo sem uso, eles podem estar embolorados ou mofados e, o simples fato de vesti-los pode causar alergias. Portanto, aproveite esse período para lavar as roupas ou colocá-las no sol antes de utilizá-las.


Se as mudanças de temperatura fizerem você ter qualquer um desses sintomas, conte sempre com a gente. Procure a FCT mais próxima que nós vamos te ajudar!


Referências: Uol Notícias, Minha Vida, Jornal USP e WD.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page